O Governo Federal como forma de conter toda a desigualdade e dificuldade contida no país busca investir em benefícios sociais que atendam a população mais carente que vivem em situações de vulnerabilidade.

Alguns desses benéficos existem a muito tempo e todos os anos são capazes de ajudar milhões de famílias brasileiras que enfrentam dificuldades diariamente. Esses benefícios sociais são responsáveis por completarem a renda de milhões de brasileiros auxiliando a colocar comida na mesa e possibilitando que consigam conquistar grandes conquistas como sua casa própria.

Conhecendo os principais benefícios sociais oferecidos pelo governo

Alguns dos benefícios são desconhecidos pela população e devido a isso inúmeras pessoas que tem o direito de se inscrever para fazer parte dos benefícios não se inscrevem e acabam perdendo a oportunidade por falta de conhecimento.

Bolsa família

Certamente o programa social mais conhecido do Brasil. Ele foi criado no governo Lula e tem como principal objetivo transferir renda direta para as famílias. Esse benefício concede em torno de R$200,00 e atende cerca de 14 milhões de famílias que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Esse programa mesmo sendo considerado uma pequena quantia por muitos para muitas famílias ele faz a diferença e atua diretamente em:

  • Combater a fome e viabilizar a segurança alimentar e nutricional;
  • Combater a pobreza;
  • Promove acesso à rede de serviços públicos.

CNH popular

Programa responsável por promover a isenção de taxas da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas seguradas do Bolsa Família e demais pessoas cadastradas no Cadastro Único. Essas pessoas podem se inscrever e assim passam a concorrer a uma vaga para tirar o documento de forma gratuita. Todos os anos esse programa é lançado e para quem se interessar já pode ficar atento a CNH social 2022.

Para as pessoas que forem aprovadas no programa elas passam a ter o direito de fazer todo o procedimento de obtenção da carteira de forma gratuita, sem precisar arcar com nenhum custo, sejam taxas de exames ou confecção da carteira. E quem tem direito a CNH gratuita? As pessoas que desejam participar desse programa são necessárias que estejam cadastradas no Cadastro Único, que não tenham registro de nenhuma infração penal na direção de algum veículo, que saibam ler e escrever, possuem carteira de identidade e CPF e que comprovem domicílio no estado onde vai ser solicitado a CNH.

Identidade jovem (ID Jovem)

Esse programa promove o acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos do país e ainda possibilita vagas gratuitas ou com desconto no serviço de transporte coletivo interestadual.

Além desses ainda existem:

  • Carteira do idoso;
  • Aposentadoria para pessoas de baixa renda;
  • Programa Brasil carinhos;
  • Programa de cisternas;
  • Telefone popular;
  • Carta social;
  • Pro jovem adolescente;
  • Programa Brasil alfabetizado;
  • Minha casa minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *