Muitos adolescentes sonham com o dia que sua independência financeira irá chegar para terem seu próprio dinheiro e se manterem sem depender mais de adultos e ainda ajudar a família com os gastos que andam cada vez maiores. Devido a isso a procura por empregos anda sendo muito mais comum entre os jovens.

O mercado de trabalho atualmente anda muito concorrido, jovens e adultos lutam por uma vaga e quando comparam os profissionais os que possuem experiência saem na frente. Várias empresas quando abrem vagas para contratar algum profissional pedem por experiência na área e por os jovens estarem começando agora não possuem nenhuma experiência e acabam perdendo grandes chances e lutando muito para que alguma empresa os aceite. Devido a essa situação se repetir constantemente e a necessidade de jovens buscarem empregos cada vez mais cedo para ajudar a família e assim abandonar os estudos o Governo Federal juntamente com algumas empresas lançam todos os anos inscrições abertas para Jovem Aprendiz.

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho para auxiliar na economia brasileira. Devido a isso em todos os estados do país existem empresas que separam uma certa porcentagem de cargos exclusivos para contratar essas pessoas que não possuem experiência profissional e assim conseguem se inserir no mercado.

O programa consegue reunir vagas de emprego para jovens de catorze a vinte e quatro anos para que possam ingressar no mercado de trabalho e adquirir assim experiências e conhecimentos em variadas áreas. Esse programa é garantido pelo Governo Federal que estabelece a obrigatoriedade das empresas em deixarem de cinco a quinze por cento das suas vagas destinadas a esse público.

Benefícios do programa Jovem Aprendiz:

  • Contrato de trabalho especial, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Salário variando de 1/2 a 1 salário-mínimo federal
  • Auxílio alimentação
  • Auxílio transporte
  • Pagamento do décimo terceiro
  • Contribuição do FGTS
  • Férias após 1 ano de contrato, junto com sua instituição de ensino.

Para os jovens que desejam se inscrever no Jovem Aprendiz 2022 é necessário se enquadrar em alguns pontos específicos que são:

  • O candidato precisa ter entre 14 e 24 anos;
  • É preciso estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio;
  • Ter entre 04 e 06 horas diárias disponíveis para o acompanhamento das aulas teóricas e atividades práticas remuneradas.

Se enquadrando nesses pontos os jovens conseguem então concorrer a uma vaga e disputar com pessoas com condições de experiências iguais a deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *