Durante o período de pandemia a realidade de muitos profissionais mudou drasticamente, como é o caso da realidade dos professores. Aulas online com a necessidade de gravar vídeos para serem passados de forma assíncrona e ainda transmitir o conteúdo de forma clara aos alunos foi um grande desafio enfrentado no início da quarentena e perdura até os dias de hoje.

O estudo e prática de utilização de algumas plataformas foram essenciais a esses profissionais para conseguirem passar todo o conteúdo programado aos alunos. Aplicação de provas, apresentação de trabalhos, compartilhamento de tela, isso para muitos professores foi um desafio e tanto, já que uma grande maioria da população sente uma certa dificuldade com plataformas digitais. Devido a essas dificuldades e para que seus professores tivessem um bom desempenho algumas instituições adquiriram cursos para a utilização das plataformas e estudaram quais seriam as melhores a serem utilizadas.

Devido à dificuldade dos alunos se concentrarem em casa e toda a rotina maçante provocada pela quarentena muitos professores tiveram que inovar na hora das aulas online para que o conteúdo fosse absorvido devidamente. Slides interativos, aulas temáticas e entre outros recursos foram bastante utilizados por esses profissionais que continuam diariamente se atualizando e procurando novos recursos para aplicar nesse tempo de home office.

Enquanto o ensino ainda não acontece de forma “normal”, que é o esperado apenas para o calendário 2022 para imprimir, algumas dicas são consideradas bastante valiosas para os professores.

Entender a plataforma e tudo que ela pode disponibilizar

Entender o funcionamento da plataforma é fundamental já que os professores ficaram responsáveis por guiar os alunos e tudo que terão que fazer lá. Saber o básico do funcionamento e algumas ferramentas que ela disponibiliza faz toda a diferença, pois a aula acontece sem problemas e ainda dá aos professores a possibilidade de aplicar um diferencial nas aulas com a utilização das ferramentas.

Passar o assunto de forma clara e inovadora

O nível de concentração e rendimento dos estudantes em casa cai drasticamente e inovar nas aulas para prender a atenção deles para que absorvam o assunto é algo fundamental. São muitos os vilões para tirar o foco dos alunos e o ensino de forma remota para alguns fica mais difícil então fica como carga do professor achar o melhor jeito para repassar o conteúdo para garantir o aprendizado.

Abusar de ferramentas interativas

São muitas as ferramentas presentes na internet que possibilitam um diferencial as aulas e fazem com que chamem atenção dos alunos. Utilização de vídeos, imagens, jogos e entre outras ferramentas fazem com que os alunos tenham gosto em participar da aula e assim absorvem de forma mais rápida e eficaz o conteúdo dado. Em slides abusar de alguns recursos também ajuda e muito a chamar a atenção dos alunos.

O período de aulas online não está fácil para nenhum aluno e professor então fica quase que essencial se aproveitar de algumas ferramentas e técnicas para transformar o chato e monótono em algo divertido e estimulante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *