A economia brasileira a um bom tempo está bem abaixo do esperado. Devido a pandemia do covid-19 a economia teve uma queda drástica e os prejuízos foram imensos, aumento do número de desempregados, fechamento de empresas, pessoas no vermelho e muito mais. Com a retomada do funcionamento do mercado e uma retomada da economia dita como positiva os indicadores de recuperação ainda indicam que o ritmo desse crescimento ainda é incerto. Uma das medidas de garantir uma rápida recuperação seria a capacidade do Brasil em vacinar a população, mas isso ainda anda em paços lentos.

Mesmo com todas essas dificuldades enfrentadas uma coisa é certa, o ajuste no valor do salário mínimo em 2022. Todos os anos o Governo Federal trabalha no reajuste do valor do salário-mínimo pago aos trabalhadores brasileiros devido a toda importância que ele tem para os cidadãos que trabalham com o regime de trabalho CLT.

Antes de qualquer coisa, o que é o trabalho CLT e o salário-mínimo?

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) é uma unificação de regras do direito do trabalho e se aplica para todo trabalhador urbano com vínculo de emprego. Ela é a principal referência legal para as relações de emprego existentes e para ser considerado empregado pela CLT o trabalhador deve:

  • Ser pessoa física;
  • Prestar serviço com pessoalidade (pessoa específica para prestar o trabalho);
  • Estar subordinado as normas do empregador;
  • Receber contraprestação (salário) pelo serviço.

Já o salário-mínimo consiste no menor valor que uma empresa pode pagar a um funcionário que é contratado por meio da carteira assinada. Esse salário é estabelecido pelo Governo Federal, mas, em algumas localidades como os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul eles estabelecem seus próprios salários-mínimos, conhecido como salário-mínimo regional.

Todos os anos o salário dos trabalhadores passa por reajustes levando em conta a inflação e tomando como base o custo de vida da população brasileira para que melhor satisfaça as necessidades dos cidadãos.

Antes de ser anunciado o novo valor oficial do salário-mínimo ele passa por uma série de cálculos no Governo Federal e Estadual. Considerando os critérios a serem julgados para a definição do valor e calcular o salário líquido de acordo com o novo valor divulgado chegasse em uma previsão para o salário-mínimo ser de R$1.122.

Esse valor analisando a condição de vida dos brasileiros e suas necessidades ainda não é um valor suficiente, já que muitos brasileiros que recebem um salário-mínimo ainda enfrentam inúmeras dificuldades financeiras aumentando a desigualdade social e com isso fazendo com que o crescimento da economia seja sempre abaixo do esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *