Os termos “esquerda” e “direita” referente a política brasileira são duas ideologias diferentes. De maneira simplificada a esquerda segue principais mais revolucionários enquanto a direta segue princípios mais conservadores. Esses termos surgiram por volta do século XVIII nas assembleias francesas, durante o segundo período da Revolução Francesa.

A origem desses termos se deu na criação da nova constituição onde a população mais rica, partidários do rei, não quiseram se sentar do lado esquerdo que era perto dos mais pobres e que eram a favor da revolução, assim, essa população mais rica e conservadora escolheram sentar-se ao lado direito. Marcando desde aquela época a esquerda como ideais de luta pelos direitos do povo e dos trabalhadores e a direita seguindo ideais mais tradicionais e conservadores que são a favor do poder ficar nas mãos da elite.

Os dois lados lutam por reformas, sendo a esquerda a favor da justiça social prezando pelo bem-estar coletivo e igualdade entre os indivíduos e a direita é a favor da liberdade individual e do bem-estar individual.

De acordo com os significados dos termos esquerda e direita a população escolhe pelo lado que melhor se identifica e suas ideologias batem e então seguem partidos e candidatos nas eleições. Senadores, deputados, prefeitos, governadores e presidentes são escolhidos pelo povo para defenderem seus direitos e cumprirem com suas obrigações como representantes da população.

No ano da 2022 acontecera as eleições para decidir o presidente da república e já foram divulgados 10 candidatos para concorrerem a esse cargo. O cargo de presidente é o de maior autoridade do país devido a todas as funções que ele deve exercer, como é o caso da análise de projetos de lei, construção de políticas públicas e agir a favor da infraestrutura nacional.

Os candidatos a Presidente da República em 2022 são Lula, Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Rui Costa, João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Luciano Huck e Luiz Henrique Mandetta, esses são os candidatos a chefe de governo e de auxiliar na administração da nação, sendo também representante do país na frente das demais nações.

A data das eleições 2022 já começam a serem analisadas. Geralmente acontecem em outubro e todos os eleitores, candidatos e partidos devem ficam atentos as regras estabelecidas e divulgadas pela Justiça Federal. Acontecerá em dois domingos, como sempre, e com horário de realização das 8 horas até as 17 horas no horário local. É de extrema importância que toda a população brasileira se dirija as urnas para prestarem seu papel de cidadão e escolher o melhor candidato para lhe representar e guiar o país, todo voto importa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *